sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Trackbacks no Blogger

O Blogger é sem dúvida a melhor plataforma para blogueiros iniciantes, sendo muito fácil blogar com ele, sem precisar de conhecimentos avançados de nada, basta escrever e publicar! Mas fica para trás com relação a outros aspectos se comparado com plataformas como WordPress e Movable Type. Como por exemplo o quesito Trackbacks.

Para saber mais sobre a importância e como usar Trackbacks e Pingbacks eu recomendo que você leia meu artigo Como usar Trackbacks e Pingbacks, e depois retorne para esta página para aprender a usar este recurso no Blogger!

Agora que você já sabe o quanto este recurso pode ser útil e como utilizar ele, fica a questão, mas isso não é nativo no Blogger. Ok, realmente não é, mas com um pouco de empenho e persistência, sempre encontramos soluções para esses detalhes. E agora vou mostrar como implementar este recurso em seu editor do Blogger!

Como fazer?

A primeira coisa que você vai precisar ter em mãos é o navegador Mozilla Firefox [que particularmente recomendo não apenas por este recurso, mas por muitos outros recursos para webmasters]

Tendo o Mozilla Firefox, basta que você instale nele o plugin Greasemonkey. Que faz uma série de coisas, entre elas te proporcionar o envio de Trackbacks com o Blogger! Se tudo correr bem durante a instalação, aparecerá a imagem de um macaquinho no canto direito inferior de seu navegador.

Com isso feito, agora você precisa do script que fará a “mágica” acontecer, baixe aqui o script e vá para seu blog e faça login, pois lá há uma última alteração a ser feita para você conseguir enviar seus trackbacks.

Estando em seu blog, faça login e vá em configurações e altere em configurações globais seu editor para o editor antigo, pois isso não funciona no editor novo =/

Feito isso, quando você for publicar algum artigo em seu blog, você vai reparar que há um novo campo a ser preenchido, como mostra a imagem abaixo:

Você acha importante utilizar Trackbacks?

Nenhum comentário:

Postar um comentário